Envelhecer é uma consequência natural com o passar dos anos, porém quase todo mundo já pensou em algum momento em retardar esse fator, principalmente em relação ao aspecto físico. A boa notícia é que é possível, graças ao avanço da tecnologia e as descobertas de fatores naturais rejuvenescedores.
+ Como fazer um spa em casa para se reconectar consigo
+ Botox: especialistas esclarecem as principais dúvidas sobre o procedimento
Envelhecer bem não significa manter a aparência de 20 anos para sempre, e sim prevenir questões de saúde e amenizar sinais típicos da idade, como rugas, linhas de expressão, flacidez e manchas. “É mais fácil falar do que fazer e também sabemos que tentar muito não envelhecer pode ter um efeito adverso. Então, qual é a chave? Truques de simplicidade, natureza e estilo de vida e, talvez, um pouco de botox”, destaca Seema Bonney, diretora médica do Centro Antienvelhecimento e Longevidade da Filadélfia (EUA).
Ao “Eat This, Not That”, a especialista lista cinco medidas comprovadas para desacelerar o envelhecimento e manter a aparência jovial; confira:
Skincare
A boa e conhecida skincare é imprescindível para uma aparência jovem e saudável. “Limpar e remover a maquiagem e resíduos são essenciais para manter a pele saudável e promover a regeneração celular. Isso geralmente é seguido por um sérum antioxidante rico em vitamina C e um hidratante que é massageado suavemente na pele”, diz a especialista, que recomenda a rotina durante a noite e pela manhã.
Para garantir mais resultado, é preciso aderir a produtos específicos para seu tipo de pele, bem como consultar um dermatologista para avaliar suas necessidades.
Proteção solar
Faça sol ou faça chuva, o protetor solar é um dos melhores amigos da pele, e deve ser usado diariamente, inclusive em casa. “Isso não é negociável quando se trata de beleza sem idade. A proteção solar é o primeiro passo na prevenção do processo de envelhecimento. Certifique-se de que seja de amplo espectro para bloquear os raios UVA/UVB”, recomenda Bonney.
Dormir bem
Dormir bem não é luxo, é necessidade. A falta ou privação de sono podem desencadear em diversas consequências à saúde, além de favorecer o envelhecimento. “O sono permite que sua pele restaure seu equilíbrio natural. Durante o sono, seu corpo produz mais proteínas como colágeno e elastina, ambos necessários para a restauração e revitalização da pele.”
Estilo de vida saudável
Manter a alimentação balanceada, praticar atividade física e evitar o consumo de álcool, drogas e cigarros, também são fatores essenciais para a saúde e a qualidade da pele.
“Sua pele se beneficia dos nutrientes envolvidos em uma dieta alimentar rica em plantas. Antioxidantes, minerais e vitaminas desempenham um papel essencial na saúde geral da derme. Hidratação e exercícios adequados aumentam o brilho e a resistência da pele. Portanto, concentrar-se em fatores de estilo de vida melhorará a beleza geral de sua pele e apoiará o envelhecimento saudável”, afirma Seema Bonney.
Botox
O Botox também pode ser bem-vindo em alguns casos, auxiliando no rejuvenescimento. “Se linhas finas e rugas estão incomodando você e o estilo de vida e rotina de skincare não estão ajudando a atingir seus objetivos, você pode considerar o Botox. Quando feito corretamente, o procedimento pode suavizar as rugas”, explica a médica, reforçando ainda a importância de consultar um profissional de confiança e habilitado.